Saiba como superar o medo de viajar de avião

fobia viajar de avião clic milhas

Houve uma época em que viajar de avião era um luxo para poucos, hoje, se tornou questão de necessidade. Além de facilitar a vida profissional, e as viagens a lazer, carrega um custo-benefício altíssimo. O avião conseguiu diminuir distâncias, te levar ao outro lado do país em poucas horas e é considerado o meio de transporte mais seguro.

De acordo com a psicóloga Beatriz Modesto, formada pela UFU, Especialista em Análise Comportamental Clínica, algumas pessoas se queixam de sentir incômodos e frios na barriga ao voar de avião, outras ficam estressadas e sentem enjoos antes e durante o voo. Mas é preciso saber diferenciar o medo da fobia.

"O medo é saudável, sinaliza para que o indivíduo tenha cuidado com as situações e coisas ao seu redor, quando esse medo evolui para uma condição que te impossibilita fazer certas coisas e se torna prejudicial para o seu dia-a-dia, por exemplo, não conseguir entrar em um avião, é considerado fobia."

Ainda de acordo com a psicóloga, muitas vezes as fobias são decorrentes de situações experimentadas pelo indivíduo e lhes causou grande trauma ou medo expressivo. Lembranças, lugares, sensações ou circunstâncias que tenham associação com esse trauma recordam a memória do evento e mecanismos de defesa são disparados como se tudo fosse acontecer novamente. As emoções daquele momento sobrepõe a razão e áreas límbicas* se tornam mais atuantes que as áreas de racionalização do cérebro.

Como tratar o medo de avião

Para casos de medo ou fobia, a psicoterapia confere significativos resultados de superação. Ela busca trabalhar as associações feitas entre os eventos traumáticos e os sistemas de crenças que geram os comportamentos fóbicos. O modo de trabalhar e minuciar esses medos é estabelecer novas respostas ao estímulo que os causam (Aprendizado de extinção) e, aos poucos, recuperar a confiança quebrada com a situação.

Beatriz dá dicas pra quem, apesar disso, precisa voar, e que acompanhadas do tratamento psicológico sempre oferecem ótimos resultados:

Auto-indução de relaxamento

Essa técnica ajuda a enfrentar o medo antes e durante a viagem. Foque na respiração tranquila apoiada por pensamentos de superação como "Eu me sinto tranquilo e seguro", "Tudo está bem agora e assim continuará", "Sou capaz e supero a mim mesmo".

A explicação é simples: quando hiperventilamos (respiração ofegante, ansiosa) provocamos alterações do oxigênio na corrente sanguínea, favorecendo progressiva confusão mental e, como decorrência, exacerbação do medo. Por outro lado, quando mantemos a respiração tranquila nos sentimos mais seguros, confiantes e com o controle preservado.

Resgate a coragem

Outra boa dica é resgatar vitórias que você teve em outros períodos da vida (conquistas de objetivos no campo familiar, profissional, escolar, esportivo, etc.). Tais lembranças podem mobilizar novas associações para o fortalecimento da auto-imagem corajosa e vencedora.

Exposição suave e contínua

Tudo ao seu tempo. Enfrente isso devagar, por exemplo, primeiro enfrente o aeroporto, depois vôos curtos sem tranquilizantes e ir gradativamente se expondo a vôos mais longos. Chamamos esse processo de Dessensibilização. Ele favorece a diminuição gradativa da hipersensibilidade existente a uma condição fóbica por meio da exposição suave e contínua, que permite ao paciente fortalecer a percepção do controle e vitória sobre si mesmo.

*O Sistema Límbico compreende todas as estruturas cerebrais que estejam relacionadas, principalmente, com comportamentos emocionais e sexuais, aprendizagem, memória, motivação, mas também com algumas respostas homeostáticas. fonte: Wikipedia

Agora que você sabe por onde começar a superar traumas e medos de avião, a Clic te convida a viajar com a gente, caso ainda não se sinta seguro, compramos seus pontos do cartão de crédito ou milhas aéreas. Tudo pra ver nosso cliente satisfeito.

Clic - Soluções em milhas aéreas

Comemore o Dia dos Pais viajando

Nada melhor que uma viagem organizada e divertida pra reunir a família e comemorar datas especiais. E esse dia tão especial não pode passar em branco, porque ser pai é estar presente em momentos importantes, deixar recordações e mostrar os melhores caminhos a seguir.

pai, dia dos pais, viajar, viagem, pontos, milhas

Viajar com os filhos não é uma tarefa fácil, é preciso organização e muita criatividade. Pensando em sua família e o que ela representa pra Clic, daremos algumas dicas para uma viagem tranquila com as crianças. Confira:

Faça malas pequenas e práticas: Viagens em família sempre são acompanhadas de muitos carrinhos, cadeirinhas para carro, malas de mão, brinquedos, casacos e ainda precisa ter as mãos livres para cuidar dos filhos e apresentar os documentos para fazer check-in e check-out. Existem truques para minimizar a quantidade de malas: Pense no que vai vestir a cada dia (repetindo roupas), inclusive o que vai precisar em cada período do dia e/ou imagine que as malas foram extraviadas e precisarão repor com coisas básicas. Nesse caso, o que fossem comprar é o que realmente você precisa.

Esqueça os problemas em casa: Viagens servem para relaxar, esquecer do stress do dia-a-dia, dos prazos, da confusão na hora de tomar banho, dos problemas de trabalho. Esqueça e faça as pazes com seus filhos; respeito e paciência durante a viagem melhoram a relação entre a família, e lhe permite descansar de verdade. Converse mais com seus filhos.

Tenha sempre um plano B: Imprevistos acontecem, seja a viagem, curta ou longa. Pode chover, ter problemas com o hotel, atraso nos voos, etc. O importante é manter a calma e se possível o bom humor. Crianças ficam agitadas ao perceberem que os pais estão nervosos. Tentem resolver os problemas com tranquilidade e se as crianças forem maiores, explique o que aconteceu.

Não se prenda à regras: Em casa os filhos precisam de limites e horários, mas ao viajar permita que as crianças comam coisas diferentes, sem todas aquelas regras de almoço, café e janta. Leve seus filhos a ambientes agradáveis, faça com que se divirtam. Outra dica básica é começar fazendo um bom café da manhã, as crianças podem comer cereais, frutas, sanduíches, waffles, bolo... Não esqueça da hidratação e lembre que a fome atrapalha qualquer programa.

Posso comprar?: Essa frase é a mais comum em viagens de família. Estabeleça uma verba pra cada filho. É uma ótima oportunidade, pra ensiná-los a fazer escolhas, poupar e administrar seu próprio dinheiro.

Prepare um roteiro para todos: A viagem deve ser divertida para todos. Cada um deve ter seu momento e se lembrar dele como uma viagem feliz. Ao ver um playground pare com as crianças, elas geralmente irão querer parar em todos, mas explique que precisam visitar muitos lugares legais ainda. Já os adultos precisam se divertir também, tudo é conversado e pode ser explicado. Curtam os momentos juntos.

Comece cedo: Acostume as crianças a viajar desde cedo. Bebês até dois anos viajam de graça se estiverem no colo dos pais na maior parte das companhias aéreas, além disso não pagam hospedagem. Se fizer parte do cotidiano da criança, as viagens se tornam mais tranquilas e mais aceitas por elas quando maiores.

Ao voltar pra casa, tenha paciência. A rotina deve ser retomada aos poucos. E novamente: Converse com seus filhos e explique tudo que acontece, isso será importante em todas as fases de suas vidas.

Homenageie seu pai e se precisar de dinheiro a Clic te ajuda nisso também, compramos suas milhas e pontos do cartão de crédito pelos melhores preços. Ligue e faça sua cotação: 0800 940 1700

Boa viagem e um Feliz dia dos pais.

Livros inspiradores para viajantes

Assim como viajar e ouvir músicaler também é prazeroso e estimula todos os sentidos, acima de tudo, a criatividade e a imaginação. Como diria Voltaire: " A leitura engrandece a alma"; sabendo disso, a Clic selecionou ótimos livros pra acompanhar nossos amantes de viagem em suas aventuras pelo mundo.

clic, viajar, milhas, pontos, livros, ler

Confira nossas dicas dessa semana: Livros lidos e aprovados:

Começando pelos clássicos, os livros do Paulo Coelho são sempre uma ótima opção pra quem gosta de mergulhar em todas as histórias que ele conta. Cheias de sensibilidade e detalhes que te levam a refletir:

livros, viagem, viajar, milhas

O Alquimista - um best seller livremente inspirado em As mil e uma noites, conta a história de um pastor, Santiago, que em busca de um tesouro, parte em uma longa viagem da Espanha ao Egito, mas no caminho entende que os tesouros que a vida oferece só são encontrados pelo coração. O livro além da reflexão, nos leva a uma aventura inteligente em busca dos sonhos.

Pra quem gosta de todos os ingredientes que uma viagem proporciona: pessoas, lugares e momentos novos, não pode deixar de ler os livros de Jack Kerouac. Indicado por vários artistas e recomendo pelo próprio Bob Dylan: "Esse livro mudou minha vida", realmente é o livro de "bolso" de todo viajante.

livros, viagem, viajar, milhas

On the road - traduzido pobremente para o português como "Pé na estrada", o livro descreve as viagens de Sal Paradise (Jack Kerouac) e Dean Moriarty (Neal Cassady) pelas estradas dos Estados Unidos até o México, roubando carros, viajando clandestinamente em trens, pedindo carona, sempre embalados pelos ritmos de Jazz, e entorpecidos por cervejas, cigarros, drogas e relacionamentos temporários.

"Todos têm um lugar que chamam de lar, tendo crescido lá ou não. E esse lugar pode muito bem acabar definindo uma boa parte do que você é ou vai se tornar". Foi a partir dessa ideia que, Ryan Kelly (Arte), junto com Brian Wood (Roteiro), criaram essa Graphic novel.

viajar, livros, milhas, pontos imagesCAQPKNKY

Local - Quem curte Graphic Novel vai adorar as histórias escritas em 2 volumes que nos levam à diferentes cidades dos Estados Unidos e Canadá. Dividida em pequenas histórias, conta a vida de Megan McKeenan, que aos 16 anos precisa tomar uma decisão difícil, cansada de tudo, e de todos, ela entra em um trem e foge. A partir daí, cada história retratará um ano na vida de Megan, e uma cidade específica, onde ela acaba morando por um tempo. Um universo rock´n´n roll também é explorado em um capítulo, que é destinado a uma banda fictícia, que acaba sendo muito realista. Vale a pena conhecer essa história envolvente cheia de aventuras e dramas.

Gostaram? Siga nosso blog e fique sempre por dentro de tudo que interessa aos amantes de viagem.

A Clic além de te oferecer informações valiosas, também oferece várias vantagens pra quem quer viajar. Acumule pontos no cartão de crédito e ligue pra Clic, nossos consultores vão te apresentar as melhores alternativas para utilizar seus pontos.

Viaje com a gente.

Clic - Soluções em milhas aéreas

Destinos certos para apreciadores de cerveja

Quem viaja, além de buscar qualidade de vida, quer sair da rotina e conhecer coisas novas e novos sabores. A cerveja conquistou todo o mundo sendo, hoje, uma das bebidas mais populares. Alguns dizem que são todas iguais, mas quem realmente aprecia o sentimento que uma cerveja de qualidade proporciona sabe bem que não é assim.

Então, a Clic não deixaria nossos amantes de viagem sem saber quais os melhores lugares para visitar e tomar "aquela" gelada. Viaje com a gente:

cerveja, viajar, milhas, pontos

Na Europa, a Alemanha é um dos países conhecidos pela sua fama cervejeira. A cidade de Bamberg além de ser um importante centro histórico tem tradição secular em sua fabricação. Fica na região da Bavária onde a cerveja Rauchbier ou “smoke beer” é produzida. Com o peculiar gosto de fumaça, é uma combinação perfeita com pratos de carnes defumadas.

Apesar disso, Munique, capital da região, é um dos primeiros lugares a serem cogitados, devido à tradicional Oktoberfest, realizada desde 1810 e regada a muita cerveja e atrações culturais, com música e danças típicas da região. A cerveja não é lembrada somente nessa época, a cervejaria Hofbräuhaus tem mais de 400 anos de história e atrai turistas e alemães até hoje ao seu tradicional bar.
 

cerveja, viajar, clic, milhas, pontos

Na Irlanda, beber cerveja faz parte do estilo de vida e existe um Pub em cada esquina. A famosa cerveja Guiness, comercializada no mundo todo, é  feita pela cervejaria de Arthur Guinness e foi fundada em Dublin, no ano de 1759. Hoje, o Guiness storehouse fica no prédio da antiga fábrica de cerveja. O destaque do lugar é o Gravity bar, que proporciona ao visitante uma visão de 360º da cidade enquanto apreciam deliciosas cervejas com pints da marcante Irish Stout.

clic, viajar, cerveja, republica

Ainda na Europa. existe o paraíso da cerveja Pilsen, pra quem gosta de uma cerveja menos encorpada mas cheia de sabor, a República Tcheca, é um verdadeiro oasis. A cidade de Plzen (que em alemão vira Pilsen) fica na República Tcheca e foi de lá que veio o tipo de cerveja mais consumida do mundo. Ao visitar a cidade, não deixe de conhecer a Plzensky Prazdroj, que produz cerveja desde 1307, lá você encontra um museu, um pub histórico e um laboratório de cerveja e não sai de lá sem provar a Pislner Urquell, uma autêntica representante do estilo Bohemian Pilsener. Na bela capital Praga, além dos castelos, pontes e igrejas históricas, a cerveja também é cartão postal.

cervejas, viagem, milhas, pontos

Endereço certo pra degustar uma boa cerveja é Portland, uma cidade excepcionalmente "beer-friendly" com mais microcervejarias e pubs do que qualquer outra cidade no mundo. Em qualquer época você encontra um festival ou evento dedicado a cervejas em Portland.

No final de julho, acontece um dos principais: o Oregon Brewers com 80 cervejarias artesanais do mundo oferecendo degustações pagas. As mais requisitadas são Widmer, Porland Brewing e BridgePort. Os vinhos de lá são muito apreciados também, mas hoje, a atração principal do post são as cervejas.

Agora que conhecem lugares irresistíveis para tomar uma boa cerveja, faça sua cotação na Clic e suas malas! Há cervejas do mundo inteiro esperando por você!

Boa viagem!

Bagagem extraviada, e agora?

De acordo com a Agência Nacional de Aviação (Anac), a segunda principal queixa contra as companhias aéreas são os famosos problemas com a bagagem. Quem já chegou na esteira pra buscar a sua, e percebeu que ela não estava lá, sabe o tamanho da dor de cabeça.

clic, pontos, cartão, bagagem

É muito fácil e econômico viajar com a Clic, mas no aeroporto podem ocorrer problemas com sua bagagem, então iremos ensinar como evitar e também solucioná-los. Alguns cuidados devem ser tomados para reclamar o objeto e facilitar o reembolso:

Identifique a mala: Use etiquetas, personalize com itens como: chaveiros, fitas, etc. e, prefira malas com cores mais fortes, inclusive ficará mais visível na esteira.

Antes do embarque faça uma declaração: A declaração funciona como um tipo de seguro, permite que seja declarado o valor da bagagem através do pagamento de uma taxa, que é estipulada pela própria companhia. Ela tem direito de revistar a mala e negociar esse valor, sendo assim em caso de extravio o valor é reembolsado para o passageiro.

Objetos como jóias e eletrônicos não podem ser declarados, nesse caso, prefira levá-los na bagagem de mão.

Guarde todos os comprovantes de compra:  Para se garantir, guarde o comprovante de tudo que for comprado durante a viagem, e tire foto de todos os objetos que estão na mala.

extravio, clic, mala, pontos, cartão

Em caso de extravio:

Ao constatar que sua mala não chegou na sala de desembarque, vá até o balcão da companhia aérea e preencha Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB), além de registrar uma queixa no escritório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que fica dentro do aeroporto.

O Código de defesa do consumidor determina que a empresa restitua o valor da mala e dos pertences nela contido, além das despesas do cliente devido ao extravio. Para voos internacionais o prazo de devolução é de 21 dias, e para voos domésticos 30 dias.

Caso não concorde com os valores estipulados, é necessário tentar uma negociação administrativa por meio do Procon, ou recorrer diretamente à Justiça. Se a causa não ultrapassar 40 salários mínimos, é possível entrar com ação no Juizado Especial Cível, e não haverá necessidade de contratar um advogado.

Se a companhia for estrangeira, é levada em consideração a legislação do país de origem. Na maioria dos outros países é utilizada a Convenção de Varsóvia, que determina que a companhia aérea pague 20 dólares por quilo de bagagem extraviado ao consumidor.

Dica da semana: Converter pontos do cartão de crédito por milhas aéreas é muito fácil. Fique atento às promoções. Depois, é só ligar pra Clic, que trocamos seus pontos do cartão ou milhas por um descontaço nas passagens ou até por dinheiro. E se você não tem pontos ou milhas, conseguimos o melhor preço utilizando nossas milhas.

A Clic te deseja boa viagem!